Desvendando a lenda do Filho Pródigo
Normalmente ao ler essa lenda temos a impressão (ou somos induzidos a tal) a imaginar q ela fala sobre perdão do PAE com o Filho q cometeu um erro. Pode ser visto dessa forma tb, mas vendo sob um ponto de vista mais focado e amplo, sabendo oq significa os símbolos de PAE e Filho, eu percebi algo interessante.
Pra facilitar a leitura, vou colocar o texto inteiro, tirado de Lucas 15.
Um certo homem tinha dois filhos; E o mais jovem deles disse ao pai: Pai, me dá a parte dos bens que me pertence. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma região longínqua, e ali dissipou os seus bens numa vida devassa.
E, tendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades.Foi então empregar-se com um dos homens daquela região, que o mandou pros seus campos pra cuidar dos porcos. Ele desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém o dava nada.E, caindo em si, disse: Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morrendo de fome! Vou embora, procurar meu pai e dizer a ele: Pai, pequei contra o Céu e perante ti, já não sou digno de ser chamado seu filho, me faça como um dos seus empregados. E, levantando-se, foi para seu pai.
Ele ainda estava longe,quando seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se ao pescoço cobrindo ele de beijos. O filho então disse: Pai, pequei contra o Céu e contra ti, já não sou digno de ser chamado seu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Tragam depressa a melhor roupa; e vistam ele, e ponham um anel no dedo, e sandálias nos pés. Tragam o bezerro cevado, e matem; comamos e festejemos, porque esse meu filho estava morto, e reviveu, estava perdido, e foi reencontrado. E começaram a festejar.
E o seu filho mais velho estava no campo. Quando voltava, já perto de casa, ouviu a música e as danças. Chamando um dos servos, perguntou o que era aquilo. E ele disse: É seu irmão que voltou e seu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu com saúde. Mas ele se indignou, e não queria entrar. E saindo o pai, foi suplicar a ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Há tantos anos te sirvo, e jamais transgredi um só dos seus mandamentos, e nunca me deu um cabrito para festejar com os meus amigos. Contudo veio esse seu filho, que devorou os seus bens com as meretrizes, e pra ele você mata o bezerro cevado!
E o pai disse: Filho, você sempre está comigo, e tudo que é meu é seu; Mas era preciso que festejássemos e nos alegrássemos, porque esse seu irmão estava morto e reviveu; ele estava perdido e foi reencontrado!
Tem tb a lenda da ovelha desgarrada, tirada do evangelho de Lucas:
Qual de vocês, tendo cem ovelhas e perdendo uma, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai em busca da perdida até encontrar ela? E achando, a põe sobre os seus ombros, gostoso. E, chegando em casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo a eles: Alegrem-se comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida. Eu os digo que do mesmo modo haverá alegria no céu por um só pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.
A mesma história é encontrada no evangelho de Tomé:
Jesus disse: "O Reino é como um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas, a maior de todas, extraviou-se. Ele deixou as noventa e nove e foi procurá-la, até encontrá-la. Depois de ter passado por todo esse incômodo, ele disse à ovelha: ‘Eu me interesso por ti mais do que pelas noventa e nove’."
Vendo do ponto de vista do pai com filho “perdido na vida”, faz sentido a história, pq o instinto faz os familiares se manterem grudados (e naum Unidos) independente da situação. Mas será q Cristo usaria o instinto e uma instituição tão podre e decadente como a família pra explicar a dinâmica do PAE e Filho?
A história da ovelha então é mais estranha ainda. Naum devia o pastor gostar mais das 99 q ficam quietas e obedientes e naum dão trabalho pra ele? Sob o ponto de vista financeiro, ele até iria atrás da perdida pra naum ficar com o prejuízo, mas voltando à comparação com a família, oq mais tem é pais espancando filhos por serem desobedientes. Naum deveria então o pai “raiar” com o filho perdido por todo o trabalho e prejuízo q ele deu, ou o pastor prender a ovelha q se perde pra q ela naum dê mais trabalho, colocando ela na fila pra ser a próxima a ser morta pra ele comer?
Acontece, q pra Grande Mente, naum existe julgamento baseado na punição, naum existe pecado, e tb naum existe certo e errado. Ao contrário do q a igreja e muitas partes da bíblia falam, a Creação é uma obra perfeita, o Corpo do TUDO funciona dinamicamente em perfeita harmonia. E apesar da imensidão do tamanho infinito do TUDO, o PAE consegue sentir individualmente cada um dos seus Filhos, e Jesus Cristo é a maior prova disso na Terra.
Pra entender melhor como funciona “essa coisa de” PAE e Filho, sugiro a leitura do texto Os níveis iniciais de evolução.
Qd o PAE manifesta Filhos, eles ficam perto dele. É simbolicamente como uma bola gigante de Energia Imanifestada, com raios de Luz Manifestada saindo e girando ao redor dela. Lá os Filhos estão protegidos, mas naum foi pra ficarem lá q eles foram Creados...
O PAE é o aspecto passivo, e os Filhos são o aspecto ativo, Um depende do outro pra sua permanência.
O Filho, qd está próximos do PAE, deve começar sua jornada “pra uma região longínqua”. Imaginando essa jornada como um deslocamento na vertical, o PAE estaria no topo, e o Filho faria a jornada da descida. Nesse processo de descida, o Filho vai adquirindo novos corpos de acordo com a faixa de freqüência q ele alcança, esses corpos servem tanto pra q ele possa interagir com a Energia q vibra nessa faixa e manipular essa Energia, como pra permitir q ele continue descendo mais.
À medida q vai distanciando do PAE e se misturando com Energias mais “brutas” e desconfortáveis, o Filho vai voltando sua atenção pra essas Energias e aos poucos esquecendo sua origem, vai deixando essa origem de lado e se apegando cada vez mais às Energias q chamam sua atenção, e à descida em si. Também, a percepção q ele tem é q a sua própria Energia vai diminuindo, quase como se ele fosse morrendo. É o efeito da distanciação do PAE.
Isso tudo é um processo natural e necessário. A noção de uma linha reta vertical, onde o topo é o bom e cobiçado, um prêmio a ser conquistado, e o inferior é a podridão e a sujeira, lugar das pessoas mais imundas, prisão praqueles q desobedecem o PAE ou q cometem um pecado qualquer e precisam ser punidos, essa noção é só uma ilusão. Toda a Energia Manifestada do TUDO, independente da faixa de freqüência q vibre, é perfeição. TUDO é perfeito.
O objetivo da descida dos Filhos é promover a Expansão, expandindo o TUDO à medida q cria mais Espaços. O Filho eleva a matéria do estado bruto ao estado de Consciência. E pra q ele execute essa operação matemática, é preciso q ele desça até onde está a Energia q ele quer manipular, pra q então ele possa subir de volta levando ela junto. É durante esse processo em q ele se veste e se mistura com essa Energia, chegando até a se confundir com ela, q ele pode a alcançar. Qt mais ele se misturar e se confundir, mais capacidade ele consegue e mais potente é a Ação.
O processo de se apegar, se misturar, se confundir com a matéria é o processo de descida. O processo de desapego, de elevação, de sublimação, de evolução, é o processo de subida, de retorno à Casa do PAE.
É por isso q Cristo contou essas histórias de ovelha desgarrada e de filho pródigo q “vai pra vida mundana”, e q depois sempre voltam. No retorno, o Filho traz consigo a Energia bruta transmudada, q serve de adubo pra plantio de Amor. Ao descer e subir o Filho fez o seu papel, a sua função de Filho, e ao retornar ele finalmente completou sua jornada, promovendo sua própria Expansão e a Expansão do PAE.
Por isso q o pai faz uma festa maior pro filho pródigo e o pastor gosta mais da ovelha desgarrada. É o efeito causado com a chegada do Adubo q ele acabou de trazer.
Naum é por sinas sadomasoquistas, questões econômico-financeiras ou relações sócio-instintivas familiares. É pq o Filho q se “arriscou” nessa jornada a terras longínquas, foi corajoso e se aventurou. Em vez de guardar a “moeda” q o PAE o deu pra ter certeza q ela ficasse segura e naum fosse perdida, ele a plantou pra q se multiplicasse e desse frutos, e ao retornar ele retornou com os frutos do árduo trabalho q ele executou.
Claro q o PAE tb Ama os Filhos q ficam junto guardando sua Luz-Consciência (todos os níveis de Consciência são importantes e precisam ser populados), e de quebra ficam emersos nas Energias mais confortáveis e aconchegantes existentes, em Espaços com abundância de Luz-Consciência. Mas pra q essa abundância de Luz-Consciência exista, é preciso q todos os Filhos desçam pra Expandi-la-á.
É por isso tb q é preciso descer se quiser subir. Precisamos descer pra pegar mais Energia, pra pegar “combustível”, “impulso”, pra nos lançarmos mais no alto. A potência da subida é muito maior qd descemos pra nos preparar.
A Terceira Dimensão ocupa muito pouco Espaço, dando a impressão do Espaço estar quase todo ocupado pelo vácuo. E indeed, a Energia praticamente toda vibra na Quarta Dimensão. A quantidade de Energia armazenada no “vácuo”, no Mental, é infinitamente maior q a armazenada na Terceira Dimensão, manifestada na vibração do núcleo e na circulação dos elétrons. O papel da Terceira Dimensão é servir como base, como sustentação à Quarta Dimensão e à Consciência do TUDO. É em torno da Terceira Dimensão q a Quarta e os outros níveis de Consciência se Manifestam.
Mas então, se praticamente toda a Energia tá contida na Quarta Dimensão, pq da necessidade de descer à Terceira pra podermos Expandir nossa Consciência?
É aí q aparece a Dualidade, e a operação d”o Dois se tornar UM”. Qd descemos, nesse processo nós, Filhos, nos multiplicamos. Sempre ao descermos de um nível, ou faixa de freqüência, pra outro, deixamos um múltiplo nosso pra trás. O múltiplo q fica é o aspecto passivo feminino, e o q desce é o aspecto ativo masculino.
Nessa Dualidade, se mantemos nossa Consciência somente no aspecto passivo feminino superior, ficamos cercados de Luz-Consciência-Pura, mas por estar saturada naum podemos fazer muita coisa com ela, apenas vibrar em sua plenitude, “guardar a moeda pra q ela naum se perca”.
Do mesmo jeito, se mantemos nossa Consciência somente no aspecto ativo masculino inferior, nos sentimos presos num mundo duro, sujo, extremamente limitado, longe do PAE como se ele tivesse nos esquecido e nos abandonado, num mundo cheio de sofrimento, dor, amargura, ódio e morte. Vale lembrar q as trevas é a ausência da Luz, e q o ódio é a ausência do Amor. O positivo e o negativo existem pra promover a circulação de Energia entre eles, e naum pra ficarem estáticos.
É qd transformamos o Dois em UM, qd unimos os aspectos ativo masculino e passivo feminino, qd nós, Filhos, nos tornamos UM com nosso PAE, "qd fazemos do Dois UM e fazemos o interior como o exterior, o exterior como o interior, o acima como o embaixo e qd fazemos do macho e da fêmea Uma só coisa, de forma que o macho não seja mais macho nem a fêmea seja mais fêmea, e qd formamos olhos em lugar de Um olho, Uma mão em lugar de Uma mão, Um pé em lugar de Um pé e Uma imagem em lugar de Uma imagem", tendo Consciência ao mesmo tempo da Terceira e da Quarta Dimensão, é q Manifestados o Filho em todo o seu potencial, e descobrimos todo o Laboratório q é a Terceira Dimensão e podemos desfrutar de todo o seu potencial até então oculto.
Como espero ter conseguido demonstrar, essas lendas contadas nos evangelhos naum são nada relacionado a pecados, fugas, perdas, tristezas e sofrimentos sem fim. Foram apenas a forma encontrada pra explicar às pessoas rústicas da época a espetacular perfeição da Dinâmica da Vida, do poder do Mental. É com esse processo q são Manifestados mundos, estrelas, galáxias e até universos!
Popularity: 9%
It has accumulated a total of 8,501 views. You can follow any comments to this article through the Comments RSS 2.0 Feed. You can leave a comment, or trackback from your own site.
Comentando vc contribui e participa na criação do conteúdo do site.
Contribua. Commente. :)
(Os comentários abaixo representam a opinião dos visitantes, o autor do site não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)